Publicidade de Bets é vetada pelo governo na Copinha: entenda a decisão
Publicidade de Bets na Copinha: Governo Proíbe Apostas e Propaganda no Campeonato
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior torneio de base do futebol brasileiro, terá uma importante novidade em sua edição de 2025. Além disso, a Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda (SPA/MF) anunciou, em nota técnica divulgada nesta quinta-feira (26/12), que está proibido qualquer tipo de apostas na competição, assim como a publicidade de bets.
Publicidade de Bets: Medida Alinha-se à Proteção de Menores
A decisão também abrange restrições rigorosas para a veiculação de publicidade de bets. Está proibido o uso de marcas de apostas em uniformes, placas de publicidade nos estádios e transmissões televisivas ou via internet. Dessa forma, emissoras e canais digitais que possuem os direitos de transmissão não poderão citar essas marcas em suas programções.
A justificativa apresentada pela SPA/MF para essa proibição é a presença de atletas menores de 18 anos na Copinha. Portanto, essa medida segue os princípios da Lei 14.790/2023, que restringe a veiculação de propaganda de apostas em competições com a participação de menores de idade.
Conar e Governo Unem Esforços Contra Publicidade de Bets
A decisão foi tomada após uma reunião entre a SPA/MF e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) na última segunda-feira (23/12). Nesse sentido, o Conar tem intensificado a fiscalização no setor, com mais de 50 processos abertos contra empresas de apostas apenas neste ano. Essas empresas têm ganhado espaço significativo no futebol brasileiro. Além disso, elas patrocinam mais da metade dos clubes da Série A.
Copinha 2025: Edição Histórica Sem Apostas
A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025 será disputada entre os dias 2 e 25 de janeiro e marca a 55ª edição do torneio. O atual campeão é o Corinthians, maior vencedor da competição com 11 títulos. Por outro lado, três clubes do Distrito Federal estarão presentes: Brasiliense, Canaã e Real Brasília.
Com a proibição das apostas e da publicidade de bets, a Copinha reforça seu compromisso com a ética e a proteção dos jovens atletas. Assim, essa medida traz uma nova dinâmica para o esporte de base no Brasil.